© 2019 por ABTX  Orgulhosamente criado por shark

O LOGOTIPO

1/1
Conheça a história do logotipo da ABTx, criatividade e trabalho doados pelo arquiteto Roberto Kodama Ota da ECHO's Arquitetos Associados.​

CIDADANIA | A Associação Brasileira de Transplantados – ABTx - tem por objetivo primordial atuar na defesa dos direitos dos transplantados e estimular a doação de órgãos no Brasil.


A ABTx promoverá ações conjuntas e complementares à ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Orgãos) uma tradicional associação médica que atua com o tema junto às autoridades da saúde há tempos.

Do convívio com médicos e pacientes transplantados, veio o convite para criar a logomarca da recém fundada ABTx. 


A doação do trabalho foi uma oportunidade para agradecer pelo trabalho que os profissionais da saúde pública prestam aos cidadãos apesar de todas limitações.

O desafio da logomarca é transmitir de forma sintética e marcante as mensagens, ideais, história e aspirações de organizações e associações, muitas vezes, complexas e sofisticadas num desenho simples e de fácil compreensão.

O logo da ABTx procura transmitir a ideia de que o paciente de transplante tem pressa. O “Tx”, jargão médico para paciente transplantado, foi grafado com fonte itálica para mostrar movimento e vida. 


As duas letras são figuras humanas estilizadas, o “x” abraça e ampara o “T” simbolizando um gesto de solidariedade, os círculos vermelhos podem ser interpretados como cabeças, olhos, células ou órgãos. 


As letras “A” e “B”, grafadas em fonte regular com arestas arredondadas, representam a responsabilidade, estabilidade, equilíbrio e gentileza que esperamos das instituições que representam a sociedade brasileira.

Roberto Kodama Ota |arquiteto

www.echosarquitetos.com.br