© 2019 por ABTX  Orgulhosamente criado por shark

TRANSPLANTE DE FÍGADO

Transplante de fígado ou transplante hepático é um procedimento cirúrgico no qual um fígado é transplantado para outra pessoa. É uma conduta terapêutica indicada para pacientes com doenças crônicas ou incuráveis do fígado e/ou da vesícula biliar. 

 

Wikipédia

Fonte: adaptado de Uptodate

 

O que é um transplante de fígado ? — O transplante de fígado é um tipo de cirurgia que o médico troca um fígado doente, por um fígado saudável.

Porque eu posso precisar de um transplante ? — Você pode precisar de um transplante de fígado, se você tem uma doença hepática grave, que é uma condição onde o fígado não funciona da maneira como deveria. Pode causar sintomas como cansaço, inchaço nas pernas e na barriga. Pode também causar alteração da coloração da pele e olhos amarelos Isto é conhecido como icterícia. Pessoas com determinados tipos de câncer hepático, também podem necessitar de um transplante de fígado.

Antes que você tenha que fazer o transplante, seu médico irá tentar outros tratamentos.
Seu medico irá recomendar o transplante de fígado, se nenhum outro tratamento funcionar..

O que acontece antes de eu conseguir um transplante de fígado ? — Seu médico vai indicá-lo para um hospital que seja um centro de transplante de fígado. Se você estiver muito doente, pode ser que você permaneça hospitalizado. Você fará exames e testes sanguíneos, e fará consultas com diferentes equipes médicas sobre:

● Outras condições de saúde e medicações que toma

● seu estilo de vida (por exemplo: consumo de álcool, uso de drogas, cigarro, etc)

● Doenças na família

Nem todas as pessoas que vão a um hospital que faz transplante de fígado, conseguem o transplante. Alguns critérios que são considerados:

 

●Ter uma doença grave, que não melhora com nenhum outro tipo de tratamento

●Não ter doença grave no coração ou no pulmão como DPOC

●Não ter certos tipos de câncer no momento ou nos últimos 5 anos

●Não estar usando álcool ou drogas

●Ter condições de seguir o tratamento e tomar a medicação para o resto da vida, após o transplante

 

Se você preenche estas condições, você será colocado na lista de espera para o transplante de fígado.

 

Algumas pessoas conseguem o transplante de um membro da família  ou um amigo. Por exemplo, um parente pode doar parte do fígado para uma criança. Mas, o mais comum receber o fígado de um doador falecido.

 

  • Consulta à situação do paciente no Cadastro Técnico do Sistema Nacional de Transplantes.

https://snt.saude.gov.br/consulta/consultareceptorCO.aspx

 

O que acontece quando um fígado de um doador, está disponível para o transplante ? — Quando o fígado está disponível, a lista é consultada, bem como o grau de compatibilidade. É importante que as pessoas que aguardam na lista, tenham um meio em que possam ser contatadas rapidamente.

Quando você for chamado para o transplante, você precisa chegar ao hospital rapidamente.

O que acontece após o transplante de fígado ? — Após a cirurgia, a maioria das pessoas fica no hospital por algumas semanas antes de irem para casa..

Seu medico fará exames e testes para ter certeza que seu fígado está funcionando corretamente.

Após o transplante, você terá que tomar medicamentos para o resto de sua vida.

Estes medicamentos são para evitar a rejeição. Eles ajudarão o sistema imunológico do seu corpo a aceitar um novo fígado. Normalmente o sistema que combate as infecções ajuda as pessoas a combater as infecções vindas do meio externo  As medicações anti rejeição irão ajudar seu corpo a não rejeitar o seu novo fígado.

 

Quais os problemas uma pessoa pode ter após o transplante de fígado ? — Em muitos casos as pessoas ficam bem após o transplante. Elas podem trabalhar e tem uma vida ativa. Mas algumas pessoas podem ter problemas logo após a cirurgia ou mesmo alguns anos depois. Estes problemas podem ser:

 

●Rejeição do novo fígado – Mesmo que as pessoas tomem a medicação imunossupressora, seu corpo pode rejeitar e atacar o novo fígado.

 

●A doença no fígado que levou ao transplante pode voltar – Algumas doenças do fígado, podem retornar após o transplante, mas nem todas.

 

●Efeitos colaterais dos medicamentos imunossupressores – Estes medicamentos apresentam efeitos colaterais de curto prazo. Por exemplo, pode aumentar a chance de as pessoas adquirirem infecções. E possuem efeitos de longo prazo, por exemplo, podem aumentar as chances de alguns tipos de câncer.

 

O UpToDate é um recurso de informações médicas online que os pacientes podem utilizar para saber mais sobre uma patologia, compreender melhor as opções de tratamento e encontrar informações para melhorar o diálogo com seus prestadores de cuidados. O UpToDate fornece informações médicas oficiais e aprofundadas, incluindo recomendações baseadas nas evidências mais recentemente publicadas. Os pacientes podem visualizar centenas de tópicos grátis ou assinar para obter acesso a milhares de tópicos mais avançados. O UpToDate é o recurso confiado por médicos em todo o mundo e é utilizado pela maioria dos centros acadêmicos de medicina nos Estados Unidos. Acesse www.uptodate.com/home/uptodate-benefits-patients..