© 2019 por ABTX  Orgulhosamente criado por shark

Fonte: adaptado de Uptodate

O que é transplante de medula óssea ? — O transplante de medula óssea é o procedimento que troca as células anormais ou que estão faltando na medula óssea, por células normais.

 

A medula óssea é o tecido no centro de alguns ossos. Normalmente a medula óssea produz células sanguíneas. Existem diferentes tipos de células sanguíneas, e todas elas são feitas a partir de células da medula óssea chamadas células tronco hematopoiéticas.

Se a medula óssea não funciona normalmente, ela não irá produzir as células sanguíneas que uma pessoa necessita. Para tratar isto, o medico pode introduzir células tronco saudáveis de um doador, na medula óssea da pessoa que precisa do transplante.

 

As células do doador podem então crescer entre as células sanguíneas normais.

Um transplante de medula óssea é também chamado de “transplante de células tronco” ou transplante de “células tronco hematopoiéticas”

TRANSPLANTE MEDULA ÓSSEA

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.

É na medula óssea que se localizam as células-tronco hematopoéticas, responsáveis pela geração de todo o sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). Essas são as células substituídas no transplante de medula.

Porque eu posso precisar de um transplante de medula óssea ? — Você pode precisar de um transplante de medula óssea, para ajudar a tratar um câncer como leucemia ou linfoma, ou outra condição que afete sua medula óssea.

Existem diferentes tipos de transplante de medula óssea ? — Sim. Há diferentes tipos de medula óssea dependendo de:

• Origem das células dos doadores: As células dos doadores podem vir de:

• Do seu próprio corpo

• Pessoas que são seus parentes e que o sangue é compatível com o seu

• Pessoas que não são seus parentes, mas cujo sangue é compatível com o seu

• sangue (que é compatível com o seu) de origem de um cordão umbilical de um recém-nascido.

O tipo correto de transplante de medula para você dependerá do seu tipo de câncer, da sua condição médica, de outras condições médicas associadas, idade e de possível doador.

O que acontece antes do transplante de medula óssea ? — Seu médico fará exames e testes, ele vai conversar com você e com sua família sobre o que pode acontecer durante e após o procedimento.

Seu medico irá colocar um tudo fino em um vaso sanguíneo na parte superior do seu tórax.. Este tudo chamado de “linha central”, permanecerá desta forma durante seu período de hospitalização. Seu medico irá iniciar seu tratamento, e também fazer todos os testes sanguíneos..

Seu medico também precisa coletar as células tronco, se as células forem retiradas de você. Se as células tronco forem de um doador, outro medico é que fará a coleta.  

O que acontece durante o transplante de medula óssea ? —Primeiro você fará uma quimioterapia, radioterapia ou as duas. Quimioterapia é o termos médico para medicamentos que matam o câncer e outras células. Este é o tratamento, que prepara sua medula óssea para receber as novas células tronco.

Após isto, seu médico irá colocar as células do doador no seu corpo, atreves da linha central ou de outra veia. As células tronco irão então se localizer na medula óssea. Podem então começar a produzir células sanguíneas normais.

O que acontece após o transplante de medula óssea ? — Após o transplante, a maioria das pessoas pode permanecer no hospital por semanas ou meses. Imediatamente após o transplante, você fica muito predisposto a infecções, por causa disto, você precisa ficar em um quarto especial para tomar os medicamentos..

Seu medico pode prescrever outros tratamentos, dependendo dos seus sintomas. Ele também fará testes sanguíneos diários para verificar se o transplante de medula está funcionando. Uma vez que seu transplante de medula está funcionando normalmente, e você volta para casa, é necessário marcar retornos frequentes com seu médico, para acompanhamento.

Quais são os efeitos colaterais do transplante de medula óssea ? — Os efeitos colaterais dependem da origem das células doadas, e de qual tratamento você fez antes do transplante.

Os efeitos colaterais de curto prazo mais comuns, incluem:

●Feridas na boca e diarreia

●Náuseas e vômitos

●Queda de cabelo (cabelos, da face e pelos do corpo)

●Problemas no pulmão, fígado e medula.

●Uma condição chamada “reação enxerto versus hospedeiro” onde as células do doador, podem atacar as células do seu corpo. Isto pode causar uma vermelhidão na pele, diarreia e problemas no fígado.  A reação enxerto versus hospedeiro, só pode acontecer quando as células doadas não são as suas, ou seja, são de um outro doador.

Também podem ocorrer efeitos colaterais de longo prazo que incluem :

●Problemas para engravidar – Se você quiser ter um filho no future, fale com seu médico antes do transplante de medula óssea ●Outros cânceres podem aparecer anos mais tarde.

 ●Duração prolongada da reação “enxerto versus hospedeiro”

O UpToDate é um recurso de informações médicas online que os pacientes podem utilizar para saber mais sobre uma patologia, compreender melhor as opções de tratamento e encontrar informações para melhorar o diálogo com seus prestadores de cuidados. O UpToDate fornece informações médicas oficiais e aprofundadas, incluindo recomendações baseadas nas evidências mais recentemente publicadas. Os pacientes podem visualizar centenas de tópicos grátis ou assinar para obter acesso a milhares de tópicos mais avançados. O UpToDate é o recurso confiado por médicos em todo o mundo e é utilizado pela maioria dos centros acadêmicos de medicina nos Estados Unidos. Acesse www.uptodate.com/home/uptodate-benefits-patients